tfg
Hermes Eduardo Nichele
Plano de sistema estrutural de mobilidade na metrópole de Curitiba - PR
O trabalho também foi referência para o artigo "Questionando relações espaciais entre mobilidade, moradia e serviços públicos considerando o sistema BRT de transporte coletivo em Curitiba - Paraná". Autoria de Cristina de Araújo Lima, Madianita Nunes da Silva, Ana Gabriela Texeira e Hermes Eduardo Nichele, 2018.
.
#Mobilidadeurbana #NúcleoUrbanoCentral #Curitiba #Sistemadetransporte #MagLev #PlanejamentoUrbano
Resumo
A mobilidade urbana é um tema inerente ao planejamento urbano, já que trata da movimentação de pessoas no espaço urbano. O ser humano desenvolve diversas atividades no seu cotidiano e utiliza diferentes modais de transporte, que se locomovem no espaço público. O transporte coletivo público é um importante catalisador de grandes contingentes de pessoas conduzidas, uma vez que se vale de menos espaço e traz eficiência energética e ambiental nessa movimentação. É na junção de transporte público e de metropolização que esta pesquisa se desenvolve. O crescimento acelerado e desordenado de grandes cidades não teve o acompanhamento necessário na mobilidade, gerando metrópoles com congestionamentos e excesso de veículos individuais. O objetivo da pesquisa foi esclarecer os conceitos que giram em torno da mobilidade e procurar as melhores soluções de modais e de integração de sistemas de transporte para se aplicar no Núcleo Urbano Central da Região Metropolitana de Curitiba. Os resultados mostraram que na metrópole da capital paranaense falta uma coordenação plena entre os diferentes municípios, que proponha um sistema de transportes integrado e acessível à população, dentro de uma mobilidade abrangente e sustentável.
PLANO DE TRAÇADOS DE LINHAS ESTRUTURAIS NO MODAL MAGLEV PARA O NÚCLEO URBANO CENTRAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA – PR: SISTEMA DE TRANSPORTE E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
MONOGRAFIAPLANO DE SISTEMA ESTRUTURAL DE MOBILIDADE NA METRÓPOLE DE CURITIBA - PR
PROJETOPLAN OF STRUCTURAL MOBILITY SYSTEM IN THE METROPOLYS OF CURITIBA - PR
PROJECT