tfg

Hermes Eduardo Nichele

Plano de sistema estrutural de mobilidade na metrópole de Curitiba - PR

Orientadora: Profa. Dra. Cristina de Araújo Lima
O trabalho realizado teve parte de seu conteúdo publicado no livro "Mobilidade urbana: abordagem multidisciplinar", organizado pela Profª. Drª. Cristina de Araújo Lima, 2019. O conteúdo foi apresentado no capítulo "Modalidades de transporte público e a opção do MAGLEV", de autoria de Hermes Eduardo Nichele.
O trabalho também foi referência para o artigo "Questionando relações espaciais entre mobilidade, moradia e serviços públicos considerando o sistema BRT de transporte coletivo em Curitiba - Paraná". Autoria de Cristina de Araújo Lima, Madianita Nunes da Silva, Ana Gabriela Texeira e Hermes Eduardo Nichele, 2018.

.

#Mobilidadeurbana #NúcleoUrbanoCentral #Curitiba #Sistemadetransporte #MagLev #PlanejamentoUrbano

Resumo

A mobilidade urbana é um tema inerente ao planejamento urbano, já que trata da movimentação de pessoas no espaço urbano. O ser humano desenvolve diversas atividades no seu cotidiano e utiliza diferentes modais de transporte, que se locomovem no espaço público. O transporte coletivo público é um importante catalisador de grandes contingentes de pessoas conduzidas, uma vez que se vale de menos espaço e traz eficiência energética e ambiental nessa movimentação. É na junção de transporte público e de metropolização que esta pesquisa se desenvolve. O crescimento acelerado e desordenado de grandes cidades não teve o acompanhamento necessário na mobilidade, gerando metrópoles com congestionamentos e excesso de veículos individuais. O objetivo da pesquisa foi esclarecer os conceitos que giram em torno da mobilidade e procurar as melhores soluções de modais e de integração de sistemas de transporte para se aplicar no Núcleo Urbano Central da Região Metropolitana de Curitiba. Os resultados mostraram que na metrópole da capital paranaense falta uma coordenação plena entre os diferentes municípios, que proponha um sistema de transportes integrado e acessível à população, dentro de uma mobilidade abrangente e sustentável.

Monografia - Hermes Eduardo Nichele - compactada e com licença.pdf

PLANO DE TRAÇADOS DE LINHAS ESTRUTURAIS NO MODAL MAGLEV PARA O NÚCLEO URBANO CENTRAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA – PR: SISTEMA DE TRANSPORTE E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

MONOGRAFIA
ANO DE APRESENTAÇÃO: 2018.1
TFG - Hermes Eduardo Nichle - com licença.pdf

PLANO DE SISTEMA ESTRUTURAL DE MOBILIDADE NA METRÓPOLE DE CURITIBA - PR

PROJETO
ANO DE APRESENTAÇÃO: 2018.2
TFG - Hermes Nichele - English.pdf

PLAN OF STRUCTURAL MOBILITY SYSTEM IN THE METROPOLYS OF CURITIBA - PR

PROJECT
PRESENTATION YEAR: 2018.2


Maquete de estação

contate o autor

he.nichele@gmail.com