tfg

Carousel imageCarousel image

Thamires Piazza Pamplona

Plano de Ocupação de Vazios Edificados: Uma Alternativa para a Área Central de Curitiba

Orientadora: Profª. Dra Elizabeth Amorim de Castro

#PlanejamentoUrbano #CentrosUrbanos #ReabilitaçãoDeCentros #EdifíciosVaziosESubutilizados

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de ocupação de edificações vazias no Centro de Curitiba, mais especificamente no entorno da Praça Tiradentes.

A monografia buscou compreender as intervenções adotadas pelo planejamento urbano na área central de Curitiba, a fim de identificar as problemáticas que impulsionam a deterioração da região da cidade. A análise das intervenções foi feita a partir do estudo da evolução do planejamento urbano e das dinâmicas urbanas, observando-se os princípios que direcionaram tais intervenções em cada período. Em seguida, foram analisados três estudos de caso, cujas contribuições residem nas soluções encontradas para superar o quadro atual de abandono encontrado em outros centros urbanos. Por fim, desenvolve-se a análise da realidade do bairro Centro e apresentam-se as diretrizes e metodologia a estipuladas para o Trabalho final de Graduação.

O Trabalho Final de Graduação se propôs a criar um plano para a ocupação dos edifícios vazios dentro do entorno da Praça Tiradentes, embasando-se na implementação do instrumento de Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC) e do IPTU Progressivo no Tempo. São analisadas com maior profundidade características socioespaciais do recorte de estudo e as etapas necessárias para efetivação dos instrumentos, apresentando ao final recomendações para um cenário de ocupação que beneficie as diversas camadas sociais da área, além de indicar as dificuldade e contradições da legislação para tal.

M_Thamires Piazza Pamplona_2018.2.pdf

REABILITAÇÃO DE VAZIOS EDIFICADOS: UMA ALTERNATIVA PARA A ÁREA CENTRAL DE CURITIBA

MONOGRAFIA
ANO DE APRESENTAÇÃO: 2018.2
T_Thamires Piazza Pamplona_2019.1.pdf

PLANO DE OCUPAÇÃO DE VAZIOS EDIFICADOS: UMA ALTERNATIVA PARA A ÁREA CENTRAL DE CURITIBA

PROJETO
ANO DE APRESENTAÇÃO: 2019.1


contate a autora

thami.pp@hotmail.com