tfg
Alessandra Leitão Montani
Pavilhão Cênico Urbano
#Arquitetura #Teatro #Público #Pavilhão #Cênico
Resumo
A presente pesquisa consiste na elaboração de uma base teórica, conceitual e técnica para o projeto arquitetônico de um pavilhão cênico urbano. A concepção deste surge a partir de dois eixos fundamentais - a relação com o espaço público e da forma e função do teatro contemporâneo. Partindo do questionamento da utilização de espaços públicos residuais, que vai ao encontro das discussões acerca das espacialidades cênicas, a arquitetura do pavilhão tem como intuito explorar as relações e interações tanto com o público espectador quanto ao espaço público. Para isso, são apropriados conceitos da função teatral proposta pelo Te-ato de Zé Celso e do teatro pós dramático de Lehman, os quais propõe um teatro como acontecimento. Através da aproximação do ato com o público, da interação entre palco e plateia, das experiências sensoriais, dos movimentos dos corpos, a cena constitui-se múltipla, heterogênea e transdisciplinar Desta forma, orientada por tais conceitos, a partir da revisão bibliográfica, dos estudos correlatos, do terreno escolhido, foram traçadas diretrizes para o desenvolvimento de um projeto cuja arquitetura contenha a experiência cênica e possa complementar a cena cultural, possibilitar pontos de encontro e permanência, novas vivências atadas às dinâmicas pré existentes do local, expandindo sua potencialidade e ressignificando os espaços da cidade.
"TE-ATO": UM PAVILHÃO CÊNICO
MONOGRAFIAPAVILHÃO CÊNICO URBANO
PROJETO