tfg

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Nicolie de Brito Duarte

Ruínas Urbanas

Orientador: Prof. MsC. Gabriel Ruiz de Oliveira
A pesquisa foi aceita como tema para dissertação de mestrado em História da Arte na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

#Ruínas #Pós-Arquitetura #RuínasUrbanas #Centro #VaziosUrbanos

Resumo

Esta pesquisa compreende o embasamento teórico do anteprojeto para o entendimento de possíveis intervenções em Ruínas Urbanas em Curitiba – PR. Com o objeto de propiciar um espaço que promova a integração e convivência pública no Centro, através da contemplação e convivência com espaços arruinados ou marginalizados e se possível, bucólicos. Com vista na compreensão de que espaços subutilizados estão presentes de forma crescente em áreas urbanas, principalmente históricas. Primeiramente, procura conceituar e caracterizar o processo de arruinamento na arquitetura, assim como definir quais seriam os potenciais e particularidades deste tipo de arquitetura. Em seguida, por meio do estudo de obras correlatas, abrangendo as escalas internacional, nacional e local, busca subsídios que contribuam com parâmetros de projeto. Na sequência, apresenta um panorama geral da realidade dos edifícios arruinados no Centro e São Francisco, em Curitiba, para, ao final, definir as principais diretrizes projetuais em termos locacionais, funcionais e estéticos.

M_Nicolie de Brito Duarte_2018.1.pdf

LUGARES POSSÍVEIS: ESTUDO DE INTERVENÇÕES SOBRE RUÍNAS URBANAS EM CURITIBA-PR

MONOGRAFIA
ANO DE APRESENTAÇÃO: 2018.1
T_Nicolie de Brito Duarte_2018.2.pdf

RUÍNAS URBANAS

PROJETO
ANO DE APRESENTAÇÃO: 2018.2




contate a autora

nicolie.britoduarte@gmail.com