tfg

Karine Pazemeckas de Faria

Complexo Enoturístico Colinas

Orientadora: Profª. Dra. Eneida Kuchpil
Projeto indicado pela UFPR o concurso Opera Prima.

#ArquiteturaDoVinho #Enoturismo #Acomodação #ArquiteturaHoteleira #TurismoDoVinho

Resumo

O propósito desse trabalho foi pegar o recorte da hospedagem e seus temas relacionados, e desenvolver um complexo enoturistico que atue como um anexo à cave de espumante Colinas de Pedra.

Essa cave em especial foi escolhida por se diferenciar dos outros empreendimentos de enoturismo do Paraná, por apresentar uma proposta diferente tanto de turismo como de produção do espumante. O idealizador do empreendimento adaptou uma cave em um trecho do túnel desativado da estrada de ferro Curitiba – Paranaguá, e a partir disso desenvolveu uma infraestrutura de turismo que já está insuficiente pelo número de visitantes que eles recebem. Tendo isso em vista, a proposta foi desenvolver ainda mais essa infraestrutura, definindo um conjunto de programas que complementam as atividades já presentes no local, adicionando ao roteiro desses visitantes a possibilidade de se hospedar no local, de passar o dia em um Spa, de almoçar em um restaurante mais amplo e criar mais espaços de degustação de espumante, além da própria cave.

Os conceitos que conduziram o desenvolvimento do projeto desse complexo foram pautados na identidade concreta do Colinas de Pedra, ou seja, a cave e as percepções da sua ambientação (a clausura, a ausência da luz, umidade e sonoridade), e o meio em que está inserido, a Serra do Mar (a natureza, amplitude, luz). Essa dualidade entre percepções tão distintas surge como ponto de partida para a concepção da própria forma e ocupação do terreno.

M_KarinePazemeckasDeFaria_2018.2.pdf

HOSPEDAGEM NA SERRA DO MAR: UM CENTRO DE FÉRIAS E ENOTURISMO

MONOGRAFIA
ANO DE APRESENTAÇÃO: 2018.1
T_KarinePazemeckasDeFaria_2018.2.pdf

COMPLEXO ENOTURÍSTICO COLINAS

PROJETO
ANO DE APRESENTAÇÃO: 2018.2


Maquete

contate a autora

karinedefaria@yahoo.com