tfg
Danilo Akio Hiraoka
Mercado Público Fazendinha: Ressignificando o espaço de uso cotidiano
#MercadoPúblico #Fenomenologia #PoéticaDoEspaço #Diversidade #AtmosferasArquitetônicas
Resumo
Neste TFG, busquei um tema para trabalhar a convivência humana, reinterpretando um espaço público do nosso cotidiano.
Com o Mercado Público Fazendinha, pude defender uma arquitetura que respeita a cultura local, que valoriza a existência humana e que promove experiências que transformam as pessoas de alguma maneira, a cada visita.
Para isso, pesquisei na monografia como ocorre a relação entre a experiência humana e os lugares, sob a ótica da fenomenologia e poética do espaço.
Também fiz uma pesquisa histórica em que descobri várias qualidades espaciais da arquitetura de um mercado antigo, principalmente os bazares árabes. Busquei demonstrar essas qualidades nos 3 estudos de casos contemporâneos.
O resultado foi um edifício com variedade de percursos e contraste de atmosferas.
No projeto, busquei produzir uma arquitetura que não fosse entendida de imediato, mas que despertasse a curiosidade dos visitantes. Para isso, experimentei trabalhar a iluminação natural de forma variada por todo o projeto, sempre visando, no entanto, manter a unidade do conjunto.
Além disso, foquei esforços na integração do edifício com o entorno natural. Procurei aproveitar os elementos naturais e a intensidade de cores, sons e odores de um mercado público para criar espaços únicos a cada visita. Tudo sob uma postura de valorização da comunidade local e da memória do bairro.
MERCADO PÚBLICO DE BAIRRO PARA CURITIBA
MONOGRAFIAMERCADO PÚBLICO FAZENDINHA: RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO DE USO COTIDIANO
PROJETO