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Maria Clara Schafaschek de Moraes
Proposta Metodológica de Participação para um Planejamento Autonomista
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Resumo
A proposta metodológica de participação aqui apresentada, se opõe aos processos participativos comumente empregados pelo poder público, que desconsideram que “o povo seja capaz de pensar certo. De querer. De saber.” [2, p.66]. Nesse sentido, apoia-se na abordagem autonomista de Souza [1], para quem uma sociedade autônoma, onde a separação entre dirigentes e dirigidos foi abolida, seria capaz de manter “uma esfera pública dotada de vitalidade e animada por cidadãos conscientes, responsáveis e participantes”. Na busca desse ideal, o planejamento pode ser entendido como um vetor da mudança social. Apesar de reconhecer a insuficiência de ganhos de autonomia possíveis enquanto a lógica capitalista não for superada, Souza valoriza os pequenos ganhos de autonomia:
“Um tal enfoque pode e deve admitir a possibilidade de que, na atual situação, (...) o aparelho de Estado pode, dependendo da conjuntura e da constelação de forças, protagonizar ações e implementar políticas públicas que conduzam a um aumento do grau de autonomia dos desprivilegiados.” [1, p.177]
Ao longo do processo de participação proposto, a comunidade vai tendo cada vez mais centralidade e domínio sobre as decisões. A intenção é que a mesma se perceba como condutora do processo, tendo nos planejadores a figura de facilitadores, mas não de “donos” da ação. Nesse sentido, o processo deve ser entendido e apropriado pela comunidade, a fim de desenvolver sua capacidade de autonomia. Como forma de promover a reflexão sobre o pertencimento ao território e a corresponsabilidade, o processo se inicia com um primeiro ciclo de ação-reflexão, cuja é fornecer subsídios e espaços de diálogo para que a comunidade se empodere e conscientize, dotando-a de autoestima para conduzir o segundo ciclo, de planejamento. Tais ciclos são complementares, mas interdependentes, e estão sujeitos à vontade e necessidade da comunidade para dar continuidade ao processo.
EMPODERAMENTO NUMA ABORDAGEM LÚDICA: DESIGN PARA A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO PLANEJAMENTO
MONOGRAFIAPROPOSTA METODOLÓGICA DE PARTICIPAÇÃO PARA UM PLANEJAMENTO AUTONOMISTA
PROJETO