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Aline Proença Train

Escola da Ponte

Orientador: Prof. Dr. Paulo César Braga Pacheco
A autora foi convidada a apresentar este projeto como estudo de caso na disciplina de Projeto do Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade.

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Resumo

A definição mais básica de educar é “trazer luz à ideia”, compartilhando experiências através de um processo de socialização. Esta transmissão de valores e habilidades interferem diretamente nas capacidades intelectual, emocional e social de cada pessoa, podendo perdurar por toda a vida.

O ato de educar sempre foi tratado como uma prática fundamental, fazendo com que as ideias pedagógicas acompanhassem a evolução da humanidade. Contudo, oferecer um processo educativo satisfatório tem sido um desafio par diversos países, especialmente para o Brasil. A maioria das escolas aplicam uma abordagem pedagógica tradicional, relacionada à capacidade de armazenar informações em diferentes níveis de complexidade. Isto faz com que o indivíduo envolvido nesse processo seja praticamente passivo, evoluindo apenas de acordo com seu poder acumulativo e um desempenho satisfatório nas avaliações.

Constantemente, o método tradicional recebe críticas por ser inadequado aos diferentes contextos sociais, desmotivando os alunos e provocando altas taxas de evasão e repetência. As atividades cotidianas raramente são exploradas em sala de aula, fazendo com que o conhecimento adquirido informalmente pela criança torne-se inútil, reforçando sentimentos de inferioridade e incapacidade.

Portanto, ao considerar o sistema tradicional como defasado e desalinhado ao perfil dos estudantes, compreende-se que há uma necessidade e pensar a escola do futuro. Neste sentido, destaca-se a Escola da Ponte, experiência realizada em Portugal, com algumas aplicações no Brasil.

O “Fazer a Ponte” consiste em um modelo pedagógico alternativo, visando a formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos. Nesta escola não há aulas expositivas e nem divisão de disciplinas obrigatórias. O processo de aprendizagem ocorre através de estudo em grupos sobre um tema escolhido, autoavaliados quanto a sua apreensão. Todas as experiências pessoais são válidas, colaborando progressivamente no processo de elaboração da pedagogia, que não é estanque, mas construída junto aos alunos, professores, pais e comunidade.


M_Aline Proença Train_2017.1.pdf

FAZER A PONTE: PROJETO PARA UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM CURITIBA, PR

MONOGRAFIA
ANO DE APRESENTAÇÃO: 2017.1
T_Aline Proença Train_2017.2.pdf

ESCOLA DA PONTE

PROJETO
ANO DE APRESENTAÇÃO: 2017.2




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aline.train@gmail.com